17 de novembro de 2013

Livro: "Carly's Voice"



                        "O autismo me trancou em um corpo que eu não posso controlar”
                                                         (Carly Fleischmann)

"Aos dois anos de idade Carly Fleischmann foi diagnosticada com autismo severo e com um problema motor que a impedia de falar. Os médicos previram que ela nunca iria se desenvolver intelectualmente e não ultrapassaria as habilidades de uma criança pequena. Embora ela tenha feito algum progresso depois de anos de terapia comportamental, Carly manteve-se praticamente inacessível. Contudo, aos dez anos, ela teve um grande avanço: ao trabalhar com seus terapeutas dedicados, Carly estendeu a mão para o seu laptop e digitou "HELP TEETH HURT", para o espanto de todos" (Trecho da obra Carly's Voice, traduzida pelos administradores do blog). Com essa frase que significa socorro, dente dói”, Carly conseguiu se comunicar pela primeira vez e deu início a uma nova etapa da sua vida.

O livro Carly’s Voice foi escrito pelo pai de Carly e expressa as dificuldades que sua família passou e todas as conquistas que ela conseguiu até agora.  Além disso, o livro traz uma riqueza de informações sobre toda a descarga sensorial que Carly recebe em situações cotidianas, como ir a um café, que faz com que ela muitas vezes se comporte de maneira atípica. Essa experiência de ir a um café deu origem a um vídeo que simula justamente essa descarga sensorial:



Hoje, Carly é uma adolescente que não consegue falar, mas que encontrou outro meio de se comunicar. Através das redes sociais, como Facebook e Twitter, ela é capaz de colocar pra fora toda a sua voz que permaneceu calada por tanto tempo.

(Carly à direita e sua irmã gêmea)


         http://carlysvoice.com/home/

Referência: FLEISCHMANN, A. Carly's Voice: Breaking Through Autism. New York: Touchstone, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário